segunda-feira, junho 08, 2009

Um dia na mesa de voto...

Ontem, como é do conhecimento público, foram as eleições para o Parlamento Europeu. E lá vão 22 portugueses viajar... Foi a primeira vez que estive numa Mesa de Voto e GOSTEI!!! Fui escrutinadora, não gostei muito do nome (inicialmente) mas depois lá encarnei o personagem. Para quem não sabe, em cada mesa estão cinco pessoas: o presidente, o vice-presidente, o secretário (que se farta de trabalhar) e dois escrutinadores. Muitas foram as tarefas que desconhecia, claro, muita burocracia (afinal estamos mesmo em Portugal!)!

Felizmente tinha computador e acesso à Internet no local onde fiquei, o que facilitou muito em certas situações. Com esta história do cartão do cidadão, muitos dos votantes não levaram o cartão de eleitor, ou, outros não sabiam dele. E lá está com o acesso à Internet (site do MAI: http://www.recenseamento.mai.gov.pt/) foi possível descobrir o número de eleitor dos votantes em apenas alguns minutos, bastando para isso apenas colocar o nome completo da pessoa e a data de nascimento, ou o número do BI. Fantástico, não é? Eu achei. Pior estavam, claro está, aqueles que não tinham acesso à Internet ou que desconheciam que este processo também se podia fazer via sms.

Lamento a abstenção que houve, na minha mesa apenas votaram 30,1% dos recenseados. Foi, sem dúvida, uma vergonha! Contrariamente ao que se passou a nível nacional, o PS na minha mesa ganhou (com vantagem de 12 votos em relação ao PSD, pequena vantagem é certo, mas ganhou!). Os votantes que apareceram foram de várias faixas etárias, mas julgo que os votantes mais velhos foram mais cumpridores do seu dever de cidadão - arrisco mesmo a dizer que na minha mesa, foram os que votaram mais!

Gostei da parte da contagem dos votos, foi emocionante abrir a urna e começar a desdobrar os boletins de voto o mais rápido possível, era visível a ansiedade de todos... e lacrar? Que máximo. Tivemos de lacrar o envelope que continha os votos, e o que continha os boletins de voto que ficaram por utilizar... e foram muitos muitos!

Uma experiência a repetir, espero eu!

2 comentários:

Joao disse...

destes dois posts só me apraz dizer:
Com tanto uso da palávra "fantástico", quase que se depreende que a TVCabo tem por aqui algum patrocíno escondido...

"Há coisas fantásticas, não há?"

Joao disse...

E agora, para comentar este post mais a sério:

Estar numa mesa de voto até é fixe, assim a afluência fosse mais fortezinha, especialmente numa aldeia, onde as pessoas são genuínas. Desde a velhota que quer dobrar o boletim mesmo em frente da urna, ao bêbado que não encontra o partido em que quer votar, passando pela garrafa de vinho do porto que consta do "kit de sobrevivência da assembleia de voto", bem como umas bolachinhas e os jornais do dia. Só tenho mesmo pena de não ter ficado na mesa de voto onnde eu próprio voto, até porque conheceria mais gente, mas pode ser que me calhe nas próximas eleições. Afinal já não falta assim tanto tempo...