Fotografia de Renate Zeun –
Mão sobre corpo, de: Angustiada, imagens do meu cancro, 1983
«Espero que estas fotografias encorajem a reflexão e a discussão e que possam ser um passo para quem é saudável ir ao encontro de quem é doente de uma forma compreensiva e desinibida.» AS
Anexo:
Leiam o meu comentário, assim entenderão qual o meu propósito ao abordar este tema.
22 comentários:
E porque hoje é um dia especial, decidi fazer algo diferente como forma de agradecimento para com a minha Mãe. Hoje a minha Mãe faz anos!!!
Coloquei esta imagem e texto com um intuito especial. Queria poder dizer a todos os meus Amigos, que a luta contra o Cancro é uma luta, por vezes, desigual e ingrata. Felizmente, a minha Mãe tem recuperado, apesar de ter removido o seio e de isso ser psicologicamente desgastante para qualquer ser humano !!! A fé, o apoio, a coragem e a vontade de viver... são requisitos essenciais para travar esta luta pela sobrevivência. Há quem consiga vencer a doença, porém, existem aqueles a quem a sorte é madrasta... e partem...
Esta imagem, foi retirada de um livro onde estão compiladas as melhores fotos do século XX. Foi a imagem que mais me marcou. Julgo que é uma imagem que marca todos nós, pois aborda o tema do cancro da mama. É uma fotografia eficaz, pois, oferece ao observador uma oportunidade de reflexão e empatia em relação à área tabu da doença, do sofrimento, do medo da morte.
Obrigado a todos vocês que estiveram por perto quando mais precisei e me deram aquela força especial para não desesperar e para ter Fé!!! E já agora Feliz Aniversário Mãe!!!!!
Já acompanhei de perto uma situação dessas...não foi fácil. Votos de uma rápida recuperação para a tua mãe. Beijo cheio de carinho
:| ...tocante..no minimo..e...pode sempre calhar a kualker uma de nós..e..força..sempre :) ****** beijos pa ti
Muito bem. Muito digno da tua parte dedicares um post neste dia à tua mãe. O ideal é que ela pudesse ver, aí sim, seria ainda mais bonito, porque de vez enquando ela precisa de ser reconhecida. Pode parecer-te que ela só te complica a vida, mas não. É quando as pessoas estão ausentes que damos o devido valor à sua existência, e foi isso , decerto que te aconteceu quando ela foi para Inglaterra....ah...e antes de dizeres o que te vai na alma, pensa antes, podes estar a magoá-la sem necessidade.
bjs Rita
Os meus sinceros parabéns à tua mãe e um grande abraço representativo pela coragem que ela teve todos estes anos.
A tua mãe é uma das poucas verdadeiras combatentes da vida que merecem uma medalha de mérito entregue por uma alta patente, como se de uma situação militar se tratasse.
Ela teve a força para lidar com as situações mais dificeis e conseguir ganhar sorrisos com isso.
Conseguiu educar-te, ultrupassar todas as tuas "teimosias" ao longo destes anos sabendo que uma terrivel doença a atormentava. Lutou contra ela, aproveitando as forças q lhe davas indirectamente só por sentir q estavas viva e que eras o seu rebento. Ainda hoje sente essas forças e ainda hoje as utiliza para dar mais um passo a frente.
Agradece à tua mãe e ela te agradecerá. As 2 criam uma simbiose perfeita. As 2 criam um "mundo" melhor.
Parabéns a ambas!
Não gosto de falar em cancro, porque perdi a minha irmã à 6meses, por causa dessa merda. Ela bem lutou, mas foi em vão, com isto nunca lhe consegui dizer o quanto a admirava e o que ela representava para mim, ela foi minha irmã, mãe e a cima de tudo minha amiga. Ela deixou-me o tesouro dela, que agora é o meu, o meu sobrinho, a coisa mais importante na minha vida, é por ele que me levanto todos os dias pela manha, acho que se não fosse por ele, já me tinha entregue.
A minha irmã era uma mulher muito forte, tentou sempre esconder a doença, aquilo que a consumia dia a dia.
A sorte é que existem vários tipos de cancro, a minha irmã teve a sorte de escolher um que se multiplicava de uma forma assustadora.
Não desejo a ninguém aquilo pelo que a minha irmã e nós passamos.
Aos que têm familiares com esta doença, desejo-vos toda a sorte do mundo e que nunca percam a coragem:)
Beijinho grande pra a tua mãe e feliz aniversário:)
Cátia*
Parabéns à tua Mãe,não só por este dia,mas pelos outros todos dias de luta,sofrimento e glória.Parabéns porque tem a palavra VIDA bem viva no coração.
de quem ja viu um dos seus melhores amigos passar pelo mesmo, um abraço gigantesco e um beijo do tamanho do mundo**
O cancro da mama, é provavelmente cancro com maior percentagem de sucesso mesmo com algum avanço... não muito, mas o deixa andar português devia de ser acompanhado com os sitios onde se trabalha...ou sejam as empresas deviam obrigar os seus trabalhadores a fazerem exames periódicos..para evitar alguns dissabores.. do deixa andar.
Parabéns á mãe e á filha, por me ter tocado profundamente com tal imagem, palavras e amor.
...
Escasseia-me o que dizer!
Desculpa...
Beijinhos.
Gostei, muito!
Sylpha:
Agradeço a tua mensagem, acredita que acompanhar a doença tão de perto pode ser um tanto complicado. Mas, existe sempre uma força tão positiva que nos ajuda....sem darmos conta disso. Beijito
Lana:
Gostei da nossa conversa relativa a este assunto...obrigado pelo carinho. Beijito miga.
Rita:
Tenho a agradecer a sugestão que deste para mostrar à minha Mãe....por acaso mostrei-lhe tudo mesmo antes de postar :P Tu sabes que apesar de todas as minhas desavenças com ela, gosto muito dela. E sim...tive muitas saudades quando ela esteve ausente. Beijo daqueles gigantes para ti...amiga do peito.
Pedro:
És muito querido...fiquei com um sorriso ao ler o teu comentário. Obrigado!!!!
Beijto Grande.
Cátia:
Infelizmente já tinha conhecimento acerca da doença que vitimou a tua irmã. Tu és um ser muito corajoso...proteje o teu sobrinho e dá-lhe o AMOR que a tua irmã lhe daria. Força amiga...e já sabes, alguma problema é só ligares para mim...estou aqui para isso. Beijo cheio de Força!!!!!
Bruno:
Inicialmente não sabia que eras tu, e fiquei a pensar.....quem será este "ninho"? Quero pedir-te desculpa pelo mau humor...tenho andado péssima! E obrigado pela FORÇA que sempre que estás comigo me dás! Um beijo muito Grande mesmo!
Mauro:
Bigado pelo abraço gigantesco...estava mesmo necessitada de um abraço assim!
Quaçquer dia passo pelo teu blog...
Beijito Grande...
Carlos Barros:
Deixou-me a pensar. Conseguiu reflectir com clareza a forma tipica com que os portugueses "em geral" encaram a doença. No caso da minha mãe não foi isso que se passou, e felizmente tem estado a conseguir combater o "monstro" que a estava a tentar dominar!
Concordo que as entidades patronais, deveriam solicitar exames periodicos aos seus funcionários.
Obrigado pela participação.
Palavras Soltas:
Agradeço o teu carinho...Obrigado pela sensibilidade.
Beijito
por ser um dia especial,recorde-mos apenas e so as coisas boas!!!O sorriso, alegria, as gargalhadas,sera assim ke a tua mae te ker ver!!Seja em ke situaçao for...Por isso recorda-a sp.como uma grd. Mulher ke ela é!!Sp enfrentou as advirsidades nunca virando as costas,vencendo em cd momento isso é a Vida!!
Para ti e para tua mae, um grd beijinho Deus vos porteja e ampare
caty
Catarina:
Obrigado pela disponibilidade e pela tua amizade, que tem sido sem duvida um grande alicerce.Tens sido uma agradável surpresa e uma óptima companhia. Qualquer dia apareço por ai. Um grande beijinho e um abraço apertado.
I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » » »
Enviar um comentário