
SILÊNCIO
"O silêncio é um valor inestimável. Sem silêncio não se ouve e ainda menos se escuta. O homem que não se escuta a si próprio, desconhece-se. O que não tem espaço e tempo para meditar, para ouvir o significado dos sons das palavras, anda neste mundo a reboque, sem leme. Só no silêncio é possível descobrir outros sinais de comunicação. Aproveitemos este tempo de férias para fazer silêncio.
O silêncio é o segredo de uma melhor comunicação."
Vasco Pinto de Magalhães in "Não há soluções, há caminhos."
Bom dia, boa tarde ou até mesmo boa noite...
Vamos fazer silêncio?
Quero tapar os ouvidos, fechar os olhos, fingir que estou sozinha e libertar-me...vamos voar por um bocadinho e fingir que tudo está bem ou que pelo menos tudo ficará bem. Contudo, é difícil calar... consentir...fingir que até se concorda para fazer jeito, para evitar intrigas...é difícil fazer silêncio, quando o que mais impera é falar!
Ultimamente ando a lutar pelo silêncio, quero-o tanto só para mim!!! Fui mal educada, e fi-lo por querer, mandei-te calar friamente, sem pensar que te estaria a magoar. Fui e continuo a ser desagradável contigo...apenas porque busco a tranquilidade que TU não me dás! Sei que não fazes por mal, sei que sou o ser mais importante para ti...que me queres muito bem...e por isso te peço, dá-me um pouco de silêncio!
Apesar de querer silêncio, também aprecio o som das palavras...por isso recordo algo que ouvi. Dizia alguém que só se deveria falar, quando aquilo que tivéssemos para dizer fosse mais belo e mais precioso que o silêncio! Confesso que o silêncio por vezes intimida-me, confunde-me...fico com medo...as palavras são muitas vezes um porto seguro contra aquele silêncio que irrompe e se instala sem um porquê aparente. Por vezes caímos num silêncio profundo...ou por falta de assunto, ou por falta de coragem. Acostumei-vos mal com as minhas infinitas palavras, frases, sons...quando faço silêncio, estranham, ficam intrigados, preocupados... mas como vos disse, ultimamente ando a lutar pelo silêncio, quero aprender a escutar...porque ouvir até é fácil, não vos parece?
"Silêncio: Para ouvir alto.
O silêncio é a mais perfeita forma de música. Nele eu me escondo, me encanto e pernoito nas palavras que te irão encontrar. O silêncio é a minha obsessão, a minha forma de te escutar. Eu sei que estás aí, que me percebes. Sei que sentes os meus silêncios. Eles são os teus também.
(...)
Silêncio é o branco do papel
E o negro pálido da mão,
É a sombra que se esvai feita poema,
Num grafitti que é gazela ou leão.
(...)
Silêncio é esse espaço que há em mim,
Onde me escondo para chorar e para ser chorado,
É o pincel que se desfaz na tua boca
Em qualquer doca do teu seio decotado."
Pedro Abrunhosa
Tantos silêncios ...ou melhor tantas formas de falar em silêncio, todas elas perfeitas, profundas, gigantes...E agora... no meio deste silêncio, ouvi-me e gostei. Começo a gostar de falar, mas em silêncio...silêncio por todos em especial pelas vitimas dos tantos atentados que quebram o nosso silêncio e a nossa paz. Um beijinho em silêncio...até breve.
(Fotografia de Edward Weston, 1936)
15 comentários:
Fiquei em silêncio ;-) !! Engraçado , junto com o meu ( talvez não !?!? ) , este é terceiro post que encontro sobre o silêncio... !!! No entanto tu vais para além do silêncio, falas das palavras que o silêncio esconde, que o silêncio nos quer contar,.....
falas das diferenças entre escutar e ouvir... ouves as palavras , mas queres escutar o silêncio !!
.....
Gostei de escutar o teu silêncio querida Nessy, hoje ele me ensinou algo ;-) !!
Bjs doces..
Pescador
Paulito,
Já passei por lá novamente...
beijito
Pescador;
Não tenho passado pelo teu blog...não fazia ideia que também de silêncio falavas... bigado por teres conseguido escutar o meu silêncio...tenho eu tanto dificuldade em ouvi-lo...
Beijito....vou agora ao teu blog.
Oi Nessy! O silêncio... Como eu por vezes necessito dele para me encontrar com o mundo, após ter perdido o rumo! É terapeutico, e mesmo quando nao tenho silencio, desde que eu nao contribua para o barulho em meu redor já me xega! Mas já vejo que no teu caso foi um pouco diferente..
Já passei por uma situaçao muito igual à tua e sei como te sentes e como a outra pessoa se sente. Vais ver que quando tiveres esse silencio vais querer ouvir de novo o que essa pessoa tem para te dizer ;) O tempo tudo cura, ou pelo menos apaga parte das mágoas, e se não dermos tempo ao tempo, nada irá correr bem ;)
Sei que estás um pouco mal, pois o teu post é bem sentido, e vejo que estás mesmo em baixo, por isso podias ir ao meu blog que o meu último post, tem uma espécie de humor.. Mas daquele assim sem graça, foi apenas porque me apeteceu, e aquela foto, faz-me sentir leve e livre :D
Jokas e ve se te poes bem, para isso se refletir num post bem alegre =D
Estou sem palavras!! pura e simplesmente lindo! principalmente nesta altura em que atravesso uma fase mt dificil... preciso mesmo de silencio...
Nessy mt lindo, parsbéns pela escolha dos textos. Continua com o bom trabalho!!
Bug Killer 03;
Agradeço o comentário... acredites ou não, a verdade é que não estou assim tão mal. No meio do silêncio e da tranquilidade que busco, tenho encontrado algumas possíveis respostas para as imensas dúvidas com que me deparo.
Relativamente, à pessoa a quem me refiro no texto, não se trata ligação amorosa, é uma ligação familiar. Por vezes, chegámos a um patamar na nossa vida, em que ambicionamos ter o nosso espaço sem sermos constantemente invadidos. E eu sinto-me invadida em demasia. Espero que me tenhas entendido! Contudo, tens razão num ponto fulcral....vou ter saudades, isso vou!
Beijito Grande...
Flávio;
Agradeço o comentário e espero sinceramente que melhores o teu estado de alma. Eu, pelo menos gostei imenso de passar pelo teu blog...até soltei umas gargalhadas bem gostosas.
Beijito Grande....
Bem, tens as palavras todas em ordem, cheias de intensidade, a rasgar silêncios. Nem todos as sabem dizer com essa energia. Mas hoje em dia, quase tudo o que nos rodeia tem algo de ofensivo (até as pequenas alegrias) e o único refúgio que temos é o silêncio.
A solidão inviolável é a única forma em que ainda se pode verificar a solidariedade. Mas saber estar sozinho mesmo entre os outros é que é o derradeiro desafio. Saber encontrar uma saudável solidão, um relaxante silêncio interior.
...............................
Parabéns pelo teu blog.
Beijos Ricardo
Ricardo;
Gostei das tuas palavras...soube-me muito bem ler aquilo que delicadamente escreveste, até porque hoje, e como é de teu conhecimento...é um dos dias mais estranhos da minha vida... ainda não consigo entender. Vou ficar em silêncio...hoje quero inevitávelmente ficar em silêncio. Não está a ser fácil.
**********************
Beijitos para Ti.
Adorei a forma como te referes ao silêncio.
E adorei os textos que ai puseste, e quando vi o do meu querido Pedro Abrunhosa mais gostei.
Por isso, dado as circunstâncias,
Estás nos meus favoritos.
beijos -****
Li as tuas palavras e escutei o teu silêncio. Agradaram-me bastante as tuas palavras Nessy...é verdade sim que o silêncio também é necessário. Muitas vezes o receamos porque esse silêncio é um encontro connosco mesmo e nem sempre temos a coragem de o escutar. Beijo enorme :)
Olá Nessy !! Andas desaparecida !!
De férias... espero bem que sim, e que estejam a ser espectaculares
;-) !!
Bjs doces...
Pescador
Very cool design! Useful information. Go on! »
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it » » »
Enviar um comentário